Funbosque: remuneração dos professores de uma fundação pública para oferta de educação ambiental nas ilhas de Belém/PA

Danielle Cristina de Brito Mendes, Dalva Valente Guimarães Gutierres

Resumo


O artigo analisa a composição e evolução da remuneração dos professores da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira de Belém/PA, compreendida como condição objetiva de realização e valorização do trabalho docente. O período analisado foi de 2009 a 2019, a metodologia utilizada foi o materialismo histórico dialético. Conclui-se que a remuneração inicial dos professores da Funbosque ainda garante atratividade na carreira, visto que apresenta valores superiores àqueles pagos a professores da mesma rede de ensino, que possuem vínculo com outras escolas da rede, bem como às médias recebidas por professores de redes estaduais, municipais e federal da região Norte e Brasil. Contudo, é importante destacar que a remuneração dos professores da Funbosque é composta em sua maior parte (67,2% em média) por gratificações, o que pode gerar impactos imediatos e futuros na remuneração destes profissionais, haja vista se tratar de elemento transitório, que pode ser retirado a qualquer tempo, como no momento da aposentadoria.


Palavras-chave


Financiamento da Educação. Remuneração de Professores. Valorização Docente.

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