Prouni: uma análise da estratégia 12.20, da meta 12, do Plano Nacional de Educação (2014-2024) para aumentar o acesso à educação superior

Autores

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação (2014-2024). Prouni. Educação Superior.

Resumo

Este artigo analisa a estratégia 12.20, do PNE (2014-2024), com foco específico no Programa Universidade para Todos (Prouni) e sua contribuição para o alcance da meta que trata do aumento da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos. Para tanto, buscou-se analisar o Prouni a partir da sua criação e regulamentação bem como seus efeitos no período de 2006 a 2017. Neste estudo, além de verificar como o programa possibilita, no contexto das políticas públicas, o ingresso de estudantes na educação superior, identifica-se a motivação e a relação entre o programa e o segmento privado da educação superior, em especial as instituições com fins lucrativos. Trata-se de análise documental de dados obtidos por meio do Sistema do Prouni, do Siga Brasil, do Senado Federal, da Receita Federal, dentre outros.

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Biografia do Autor

Ivete Maria Barbosa Madeira Campos, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Ivete Maria Barbosa Madeira Campos é doutoranda em Educação na Universidade de Brasília, Mestre em Educação na Universidade de Brasília, Master Business Administration - MBA em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, graduada em Ciências Sociais na Universidade de Brasília.

Fabiano de Souza Ferraz, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Fabiano de Souza Ferraz é doutorando em Educação na Universidade de Brasília e Mestre em Economia na Universidade Federal de Pernambuco.

Eduardo Ferreira da Silva Caetano, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

Eduardo Ferreira da Silva Caetano é doutorando em Educação na Universidade de São Paulo, Mestre em Educação na Universidade de Brasília, Master Business Administration - MBA em Administração Pública na Escola de Administração e Negócios ESAD, Bacharel em Direito no Instituto Processus de Brasília, Pedagogo na Universidade de Brasília e Advogado.

Diana Regina dos Santos Alves Ferreira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO

Diana Regina dos Santos Alves Ferreira é doutoranda em Educação na Universidade Federal de Goiás e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Campos, I. M. B. M., Ferraz, F. de S., Caetano, E. F. da S., & Ferreira, D. R. dos S. A. (2021). Prouni: uma análise da estratégia 12.20, da meta 12, do Plano Nacional de Educação (2014-2024) para aumentar o acesso à educação superior. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 11. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/103096

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Artigos