Políticas de Financiamento da Educação no Brasil: impasses para a valorização docente

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Palavras-chave:

Financiamento Educacional. Trabalho Docente. Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo consiste em uma análise documental sobre as políticas de financiamento da educação básica brasileira ao longo do século passado e início deste. Preliminarmente o texto parte de uma abordagem qualitativa, com a releitura da bibliografia disponível sobre os percentuais de financiamento ao longo da história. Partindo da situação demográfica da sociedade, pretende-se compreender as opções econômicas e políticas do Estado brasileiro e de que maneira o protagonismo do capital orientou as políticas públicas de valorização do trabalho docente. Ao fim, foca-se no perfil dos professores, descrevendo a divisão sexual de seu trabalho e os avanços obtidos com a implementação da política de fundos, medida fundamental para a manutenção e desenvolvimento do ensino.

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Biografia do Autor

Daniel Stockmann, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

Daniel Stockmann é doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José. Supervisor de Gestão Escolar (SED/MS). Possui experiência em Gestão da Educação, História, Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Ação Coletiva.

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Publicado

2021-03-16

Como Citar

Stockmann, D. (2021). Políticas de Financiamento da Educação no Brasil: impasses para a valorização docente. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 11. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/100305

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Artigos