Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Fineduca é um periódico acadêmico online de acesso livre, avaliado por pares, editado pela Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação.

Tem por objetivos divulgar estudos, pesquisas, reflexões sobre a prática e promover o intercâmbio e o debate de ideias, contribuindo para o aperfeiçoamento das ferramentas analíticas e das concepções teóricas e metodológicas de seu campo de abrangência.

Publica obras inéditas em português, espanhol e inglês, com exceção feita aos textos clássicos com edição esgotada e às traduções de artigos inacessíveis aos leitores brasileiros.

Pretende ser um canal democrático e plural de veiculação de diferentes análises e concepções acerca do financiamento educacional.

 

Políticas de Seção

Artigos

##section.default.policy##

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Um balanço do Fundeb

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista FINEDUCA recebe propostas de textos individuais. Os trabalhos são avaliados pelo princípio da avaliação cega por pares, ou seja, a partir de pareceres de, pelo menos, dois especialistas de Estados ou países diferentes do Estado ou país do autor.

A revista aceita textos sob a forma de artigos científicos, evitando receber para avaliação textos que sejam: apenas projetos de pesquisa ou relatórios; somente revisão de literatura; recortes de trabalhos acadêmicos sem adaptação; relato de experiência sem discussão teórica aprofundada; incompletos ou insuficientemente elaborados para a temática que propõem; fora da área de Financiamento em Educação e das áreas correlatas; escritos de maneira não acadêmica ou que contenham muitos erros de linguagem e digitação; formatados a partir de regras diferentes das praticadas pela revista.

Os textos a serem avaliados passam por três fases. Na primeira fase, o texto é encaminhado a dois pareceristas do conselho editorial ou a pareceristas ad hoc, (especialistas na área ou na abordagem do artigo em avaliação). Na segunda fase, os editores encaminham os textos que obtiveram dois pareceres favoráveis à publicação; devolvem aos autores os textos que obtiveram dois pareceres desfavoráveis; encaminham a um terceiro avaliador os textos que possuem dúvida ou contra-senso na avaliação; e, enviam aos autores os textos os quais os avaliadores fizeram sugestões de modificações como condição para publicação, dando um prazo de 30 dias para tais reformulações. A terceira fase consiste na avaliação das modificações feitas pelos autores, quando isso for necessário, e no encaminhamento dos textos aprovados para a revisão da linguagem e para a normalização. No intuito de fazer avançar a produção da área, todas as fases de avaliação estão acompanhadas de pareceres descritivos.

A revista pode, ainda, no sentido de incitar determinadas temáticas, convidar pesquisadores para enviar textos, em proporção bem inferior aos textos avaliados e sob a condição de se tratar de contribuição importante para a área. A revista aceita artigos a partir de comunicações de pesquisa já publicadas em Anais de eventos, desde que sejam substancialmente revistos e aumentados.

 

Periodicidade

Fineduca é uma revista online de publicação contínua, possuindo um volume anual no qual vão sendo agregados os artigos aprovados de acordo com o fluxo editorial.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Principios Éticos e procedimentos para evitar más práticas na produção científica

1) Da responsabilidade dos autores
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

 - Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.

- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.

- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.

- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.

- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

2) Do processo de avaliação

- Todo o conteúdo da revista é submetido à revisão por pares pelo método avaliação por pares duplo-cego.
- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. Esse processo está claramente descrito no nosso site.
- Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliados.

- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.

- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.
- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.

- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.

- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.

- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.

- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.

- Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.

 

3) Da Ética na Publicação

- Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.
- Em nenhum caso, incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.
- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa são imediatamente averiguadas.

- A revista publica erratas para corrigir artigos quando necessário.
- A revista esté sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.

4) Dos Direitos de Autor e Do Acesso Universal

- As licenças usadas pelo periódico estão descritas neste site.
- Todos os artigos em conteudo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

5) Dos demais princípios
- As informações sobre a propriedade, os direitos autorias e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.
- Esta revista adota a modalidade de publicação contínua, possuindo um volume anual no qual vão sendo agregados os artigos aprovados de acordo com o fluxo editorial. 
- Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação, mas pode requerer a tradução do artigo a ser enviada pelo próprio autor.

 

Conflito de interesses

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. 

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

 

Fontes de Indexação

- Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)

- REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)

- IRESIE. Base de datos sobre Educación - IISUE, UNAM

- PKP Index

Ulrich’s Periodicals Directory

- MIAR

- Latinoamericana: Asociación de revistas académicas de humanidades y ciencias sociales

- CiteFactor - Academic Scientific Journals

- ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences 

Open Academic Journals Index (OAJI)

- ResearchBib

- Diadorim

- BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil, Cibec/Inep/MEC) http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php

- Edubase (SBU/UNICAMP)

- CNEN LivRe

- Sumários.org

 

Pareceristas ad hoc da Revista Fineduca - 2019

Adriana Dragone Silveira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil

Cacilda Rodrigues Cavalcanti, Universidade Federal do Maranhão, São Luís/MA, Brasil

Calinca Jordânia Pergher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil

Daniela De Oliveira Pires, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil

Donaldo Bello de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Fabrício Carvalho, Universidade Federal do Pará, Belém/PA, Brasil

Fernanda Ferreira Belo, Universidade Federal de Goiás, Goiânia/GO, Brasil

Francisco José Da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília/DF, Brasil

Gabriela Schneider, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil

Isabela Rahal Pinto, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil

Jaqueline Marcela Villafuerte Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil

Joedson Brito Santos, Universidade Federal do Tocantins, Palmas/TO, Brasil

José Marcelino de Rezende Pinto, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil

Juca Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil

Lisete Regina Gomes Arelaro, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil

Luis Carlos Sales, Universidade Federal do Piauí, Teresina/PI, Brasil

Luiz de Sousa Junior, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, Brasil

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos/SP, Brasil

Marcos Edgar Bassi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil

Maria Clara Di Pierro, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, Brasil

Maria Goreti Farias Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil

Nalú Farenzena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil

Nelson Cardoso do Amaral, Universidade Federal de Goiás, Goiânia/GO, Brasil

Patrícia Souza Marchand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil

Pedro Ganzeli, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, Brasil

Rosana Evangelista da Cruz, Universidade Federal do Piauí, Teresina/PI, Brasil

Rosana Maria Gemaque Rolim, Universidade Federal do Pará, Belém/PA, Brasil

Rosimar Oliveira, Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG, Brasil

Rubens Barbosa de Camargo, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil

Solange Jarcem Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, Brasil

Vera Lucia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará, Belém/PA, Brasil

Vera Maria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil

Wellington Ferreira de Jesus, Universidade Católica de Brasília, Brasília/DF, Brasil