Produção de Estatísticas Educacionais em Perspectiva Comparada

Autores

  • Daniel Capistrano Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
  • Ana Carolina Cirotto Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Brasília. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento.
  • Carla D'Lourdes Nascimento Mestre em Educação Internacional e Desenvolvimento pela Sussex University, Inglaterra. Técnica em Assuntos Educacionais de nível superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
  • Juliana Silva Especialista em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e em Indicadores e Estatísticas Educacionais pela Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)/Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI). Pesquisadora-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Resumo

Nota-se, sobretudo nas últimas décadas, um aumento considerável no uso de dados quantitativos e da estatística como ferramentas para o planejamento e a avaliação de políticas educacionais no Brasil. A maneira como esses dados são produzidos e utilizados pelos diversos governos se pautam por questões que vão além de diretrizes técnicas e envolvem a organização institucional e os recursos disponíveis para os órgãos produtores de dados oficiais. O texto descreve a forma como é organizada a produção de estatísticas educacionais em quatro países e propõe uma reflexão sobre a influência que essa organização exerce sobre como as estatísticas são utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Capistrano, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Doutor em Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Artigos