Sobre a Estatística e a Psicologia na constituição do campo educacional

Autores

  • Odair Sass Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [PUCSP]

Resumo

O ensaio discute o papel histórico das ciências, com base na dialética do Esclarecimento, destacando as aproximações cada vez mais acentuadas entre a Estatística e a Psicologia na esfera da educação. Admite como hipótese diretriz que a psicologia e a estatística são articuladas no campo educacional por intermédio de correspondências funcionais estabelecidas entre as categorias psicológicas e as técnicas estatísticas, logicamente redutíveis por fatores históricos, como resultado da ideologia da racionalidade tecnológica, característica da sociedade industrial, e da tentativa de transferir as contradições sociais do plano objetivo para o plano subjetivo e de deslocar as contradições sociais da esfera política para a esfera tecnológica.

Palavras-chave: Estatística, Psicologia, Educação

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Biografia do Autor

Odair Sass, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [PUCSP]

Psicólogo, doutorado em Psicologia Social,  graduado em Estatística, atuando profissionalmente na PUCSP, junto ao Programa de Estudos Pós-graduado em Educação: História, Política, Sociedade, docente do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Ciências Hymanas e da Saúde da PUCSP.

 

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Publicado

2011-11-28

Edição

Seção

Artigos