Contribuições Teórico-Metodológicas para a Pesquisa sobre Letramento na Escola

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa, Letramento, Escola, Perspectiva Teórico-Metodológica.

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor uma perspectiva teórico-metodológica para o estudo do letramento na escola que amplie a lente para além dos Novos Estudos do Letramento (NEL) com o pressuposto de que a complexa realidade da escola e da sala de aula não pode ser compreendida por uma abordagem única de pesquisa. O texto discute os aspectos ou as várias facetas que envolvem a perspectiva teórico-metodológica que tem sido construída ao longo dos últimos 15 anos pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GPEALE). Tal abordagem inspira-se na etnografia derivada dos NEL, que adota uma perspectiva antropológica de pesquisa, articulando-a à concepção crítica da pedagogia e da alfabetização de Paulo Freire e à concepção de linguagem derivada dos estudos de Bakhtin. As análises indicam que o desenho metodológico adotado permitiu uma compreensão mais aprofundada e holística das práticas de letramento na escola ao utilizar-se de diferentes ferramentas de pesquisa para adensar a perspectiva etnográfica.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei/MG

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo é professora na Universidade de São João del-Rei, MG, Brasil. 

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Macedo, M. do S. A. N. (2020). Contribuições Teórico-Metodológicas para a Pesquisa sobre Letramento na Escola. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/99897

Edição

Seção

Antropologia da Educação