Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes

Autores

  • Enrique Leff Facultad de Ciencias Políticas y Sociales UNAM

Palavras-chave:

Saber ambiental. Racionalidade ambiental. Diálogo. Complexidade

Resumo

O saber ambiental reafirma o ser no tempo e o conhecer na história; estabelece-se em novas identidades e territórios de vida; reconhece o poder do saber e da vontade de poder como um querer saber. O saber ambiental faz renascer o pensamento utópico e a vontade de liberdade em uma nova racionalidade onde se fundem o rigor da razão e os excessos do desejo, a ética e o conhecimento, o pensamento racional e a sensualidade da vida. A racionalidade ambiental abre caminho para uma re-erotização do mundo, transgredindo a ordem estabelecida a qual impõe a proibição de ser. O saber ambiental, interrompido pela incompletude do ser, pervertido pelo poder do saber e mobilizado pela relação com o Outro, elabora categorias para apreender o real desde o limite da existência e do entendimento, a diferença e alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enrique Leff, Facultad de Ciencias Políticas y Sociales UNAM

Enrique Leff é pesquisador titular do Instituto de Investigaciones Sociales e professor da Facultad de Ciencias Políticas y Sociales, UNAM, México.

E-mail: enrique.leff@gmail.com

 

Arquivos adicionais

Publicado

2009-11-19

Como Citar

Leff, E. (2009). Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação & Realidade, 34(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9515

Edição

Seção

Educação Ambiental