Educação e Inclusão: garantia de direitos na Modernidade Líquida

Autores

  • Paula Corrêa Henning FURG

Palavras-chave:

Ciências Humanas, Educação, Episteme Moderna, Igualdade e Inclusão Escolar

Resumo

O presente artigo problematiza o discurso da Inclusão nos espaços escolares na atualidade. Busca evidenciar traços da episteme moderna que, ainda hoje, serve de solo positivo para composição dos saberes e da moral operados pela Educação. Trata-se de uma figura hegemônica e emblemática ao falarmos em modernidade: a Igualdade. Provoca o pensamento acerca de novas configurações nessa episteme e problematiza discursos atuais da Igualdade, como a Inclusão nos espaços escolares em tempos de Modernidade Líquida. As Ciências Humanas com a produção de saberes legítimos vai compondo um campo de visibilidade ao discurso da Igualdade encarnado na proliferação do discurso de uma escola para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2009-11-11

Como Citar

Henning, P. C. (2009). Educação e Inclusão: garantia de direitos na Modernidade Líquida. Educação & Realidade, 34(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9366

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)