O habitus ecológico e a educação da percepção: fundamentos antropológicos para a educação ambiental

Autores

  • Isabel Cristina Moura Carvalho PUCRS
  • Carlos Alberto Steil UFRGS

Palavras-chave:

habitus, educação ambiental, educação da percepção, epistemologias ecológicas, sujeito ecológico

Resumo

Este artigo discute a formação de uma subjetividade ecológica constituída como um habitus no processo de subjetivação de um campo de preocupações ambientais na sociedade contemporânea.  Destacamos as relações entre uma subjetividade ecológica e aquelas práticas pedagógicas nomeadas como educação ambiental que assumem o cuidado de si e do ambiente como parte da formação de um sujeito virtuoso. Analisamos as contradições internas do projeto ecologista, crítico a modernidade sem, no entanto superar as dicotomias instauradas por esta. Em contraposição ao ideário ecologista apresentamos as possibilidades anunciadas pelo que chamamos de epistemologias ecológicas construídas aqui principalmente desde as contribuições da filosofia da percepção de Merleau-Ponty, da antropologia fenomenológica de Thomas Csordas e da epistemologia ecológica de Tim Ingold. Exploramos as conseqüências epistemológicas para a educação desta virada ecológica e os possíveis deslocamentos para a educação ambiental na direção de numa educação da percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Moura Carvalho, PUCRS

Isabel Cristina Moura Carvalho é psicóloga, mestre em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação da PUC/RS.

Carlos Alberto Steil, UFRGS

Carlos Alberto Steil é antropólogo, mestre em educação, doutor em Antropologia e professor adjunto do Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFRGS.

E-mail: casteil@uol.com.br

Arquivos adicionais

Publicado

2009-11-11

Como Citar

Carvalho, I. C. M., & Steil, C. A. (2009). O habitus ecológico e a educação da percepção: fundamentos antropológicos para a educação ambiental. Educação & Realidade, 34(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9086

Edição

Seção

Educação Ambiental