Sobre Educação, Política e Singularidade

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Política Educacional, Psicanálise, Experiência Democrática

Resumo

O artigo discute, em um primeiro momento, questões relativas à configuração da política de Educação Especial no Brasil a partir dos anos 2000, destacando elementos que marcaram o processo de institucionalização da inclusão dos alunos, público alvo da educação especial na escola comum, bem como seus desafios atuais. Tendo como referência essas problematizações, busca-se, em um segundo momento, contextualizar os trabalhos que compõem esta Seção Temática. Partindo de abordagens teórico-metodológicas distintas, esses textos conservam em comum uma preocupação ética com os desdobramentos da Educação Especial para a sociedade e com a efetivação do princípio constitucional da educação como um direito de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Maria Farid Rahme, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Mônica Maria Farid Rahme é doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Integrante da Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política (RIPPEP); do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais (Lepsi-Minas); e do Grupo de Trabalho de Psicanálise e Educação da Anpepp.

Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto/MG

Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira é doutora pela Universidade de São Paulo (USP), professora associada da UFOP e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (ICHS-UFOP). Integrante da Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política (RIPPEP), do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais (Lepsi-Minas) e do Grupo Caleidoscópio (UFOP).

Libéria Rodrigues Neves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Libéria Rodrigues Neves é doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua como professora da graduação e pós-graduação (PROMESTRE). É integrante da Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política (RIPPEP); do Núcleo Interdisciplinar de pesquisa em Psicanálise e Educação (NIPSE); e do Grupo de Trabalho de Psicanálise e Educação da Anpepp.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Rahme, M. M. F., Ferreira, C. M. da R. J., & Neves, L. R. (2019). Sobre Educação, Política e Singularidade. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/90185

Edição

Seção

Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)