Bebês, Museus e Mediação: da dimensão estética às relações

Autores

Palavras-chave:

Arte, Museus, Educação, Bebês, Estética

Resumo

A pesquisa apresentada neste artigo é parte da dissertação de mestrado ‘Bebês no Museu de Arte: Processos, Relações e Descobertas’. A partir da análise de sessões do programa No Colo, do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, buscou-se compreender a inclusão de bebês nos programas de educação em museus de arte. Com base na investigação e análise das práticas em questão, em diálogo com o referencial teórico adotado - Vigotski, Trevarthen, Vecchi - constatou-se que o contato com os artefatos, com as experiências coletivas e com as propostas de experimentação sensorial pode ser significativo para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos bebês e para sua inserção na cultura. A inclusão desse público pode oportunizar novas maneiras de estar e pensar os espaços expositivos, contribuindo para sua democratização e ampliação do repertório de mediação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro/RJ

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Vice Decana de Graduação do CTCH (PUC-Rio). Professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI) e do Curso de Especialização em Educação Infantil (PUC-Rio).

Maria Emília Tagliari Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro/RJ

Mestre em Educação pelo PPGE PUC-Rio. Bolsista Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Professora do curso de extensão "Infâncai, Cultura, Educação e Estética" (CCE- PUC-Rio). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI-PUC-Rio) e Educadora museal. 

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Carvalho, C., & Santos, M. E. T. (2019). Bebês, Museus e Mediação: da dimensão estética às relações. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/89405

Edição

Seção

Artigos