Pesquisar com a Arte: ética e estética da existência

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa, Arte, Educação, Estética da Existência

Resumo

O presente artigo visa a afirmar o potencial da arte enquanto uma via de pesquisa acadêmica capaz de propiciar modos alargados de pensamento e de ação, concebendo a criação e a experiência como elementos centrais do processo investigativo. O artigo revisita a obra de alguns autores da metodologia conhecida como Pesquisa Baseada em Arte, enfatizando a contribuição dos desafios colocados por Jan Jagodzinski e Jason Wallin. Entende a pesquisa com a arte como um dispositivo de ações ontológicas: a composição de uma estética da existência (Foucault) e de um devir-arte (Deleuze). O artigo apresenta a força do ato poético de possibilitar uma compreensão alargada de pesquisa, uma educação enquanto educere e uma humanidade por-vir.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Diederichsen, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Maria Cristina Diederichsen é doutora em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Artes Visuais no Centro de Artes (CEART), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Cursou Teatro na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade de Vincennes (Paris VIII). Atua como professora de artes visuais desde 1988 em escolas, tendo trabalhado nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. 

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Diederichsen, M. C. (2019). Pesquisar com a Arte: ética e estética da existência. Educação & Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/86743

Edição

Seção

Artigos