Interfaces entre Avaliação e Currículo de História no Ensino Médio

Autores

  • Alex de Oliveira Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil
  • Suzana dos Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Currículo, História, Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as interfaces entre avaliação e currículo de História no Ensino Médio. No contexto das políticas públicas de avaliação em Minas Gerais, buscou-se analisar as bases do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), identificando o modo pelo qual os itens de teste adotados atendem aos objetivos pedagógicos anunciados, e as implicações desse programa no currículo escolar. Os resultados indicaram contradição entre o anúncio do caráter inovador dos itens utilizados como recurso pedagógico para avaliar habilidades e competências, e a presença hegemônica de questões tradicionais nas provas elaboradas para o programa em detrimento da modalidade formativa anunciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex de Oliveira Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Alex de Oliveira Fernandes é doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui graduação em História pela UFMG. Especialista em Estudos Africanos e Afro-Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica de Minas de Gerais (PUC Minas).

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG - Brasil

Suzana dos Santos Gomes é pós-doutoranda da Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP), doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da UFMG e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. 

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Fernandes, A. de O., & Gomes, S. dos S. (2018). Interfaces entre Avaliação e Currículo de História no Ensino Médio. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84903

Edição

Seção

Gestão Educacional e Políticas de Avaliação