Autonomia e Políticas práticas de Currículos: uma equação entre raízes e opções

Autores

  • Rafael Marques Gonçalves Professor Adjunto do Centro de Educação e Letras e do PPGE-MED/UFAC da Universidade Federal do Acre. Doutor em Educação pelo ProPEd/UERJ. Rio Branco - Brasil http://orcid.org/0000-0002-9038-1542

Palavras-chave:

Currículo. Autonomia docente. Cotidiano escolar.

Resumo

Este artigo busca trazer para o debate alguns caminhos que tenho percorrido na busca de compreender, por meio dos encontros e das conversas com professoras, as relações políticaspráticas de currículos pensadospraticados tecidos cotidianamente e como estes contribuem para entender que existem diferentes situações, mesmo que sejam controversas e de regulação, em que diferentes produções curriculares são viabilizadas. A partir de uma conversa sobre autonomia docente e prática cotidiana partimos da ideia de que as políticaspráticas de currículos estão entrelaçadas aos cotidianos de cada uma das docentes, às suas posições políticas de compreensão do que é a escola e de como tecem seus currículos cotidianamente.

 

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Biografia do Autor

Rafael Marques Gonçalves, Professor Adjunto do Centro de Educação e Letras e do PPGE-MED/UFAC da Universidade Federal do Acre. Doutor em Educação pelo ProPEd/UERJ. Rio Branco - Brasil

Rafael Marques Gonçalves é doutor em Educação, professor adjunto e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Currículos - GpPPC.

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Gonçalves, R. M. (2019). Autonomia e Políticas práticas de Currículos: uma equação entre raízes e opções. Educação & Realidade, 44(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84870

Edição

Seção

Resistências e (Re)Existências em Espaços Sociais de Formação em Tempos de Neo-conservadorismo