Gestão Escolar na Educação Básica: construções e estratégias frente aos desafios profissionais
Palavras-chave:
Gestão Escolar, Educação Básica, Desafios ProfissionaisResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender como se estabelecem os processos de democratização nas escolas e identificar os enfrentamentos decorrentes das cobranças pela qualidade educacional na educação básica, notadamente nas atribuições conferidas a gestores de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. A problematização se ancorou na análise do perfil, da formação e das ações de duas gestoras escolares, bem como dos desafios impostos a elas pelos novos requerimentos gestoriais e tecnológicos, tendo em vista a complexidade atual dos cargos de direção da escola básica, submetida às avaliações externas, em consonância com as demandas dos organismos internacionais ou multilaterais.Downloads
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Publicado
2018-12-06
Como Citar
Paschoalino, J. B. de Q. (2018). Gestão Escolar na Educação Básica: construções e estratégias frente aos desafios profissionais. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84867
Edição
Seção
Gestão Educacional e Políticas de Avaliação