Gestão Escolar na Educação Básica: construções e estratégias frente aos desafios profissionais

Autores

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ - Brasil

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Educação Básica, Desafios Profissionais

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender como se estabelecem os processos de democratização nas escolas e identificar os enfrentamentos decorrentes das cobranças pela qualidade educacional na educação básica, notadamente nas atribuições conferidas a gestores de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. A problematização se ancorou na análise do perfil, da formação e das ações de duas gestoras escolares, bem como dos desafios impostos a elas pelos novos requerimentos gestoriais e tecnológicos, tendo em vista a complexidade atual dos cargos de direção da escola básica, submetida às avaliações externas, em consonância com as demandas dos organismos internacionais ou multilaterais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ - Brasil

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). Graduação em Pedagogia pela PUCMINAS. Especialização em Educação, Psicopedagogia, Direitos Humanos e Temas Filosóficos. 

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Paschoalino, J. B. de Q. (2018). Gestão Escolar na Educação Básica: construções e estratégias frente aos desafios profissionais. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84867

Edição

Seção

Gestão Educacional e Políticas de Avaliação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.