Política de Educação Especial: sobre ambivalência, tensão e indeterminação
Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, Política Educacional, Modernidade, Conflito de ValoresResumo
O artigo propõe retomar a discussão teórica que influenciou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de refletir sobre seus efeitos após uma década da publicação. Revisitamos questionamentos que constituem o debate nessa área, tomando por eixo central a análise de sua base conceitual - a adjetivação especial e a ideia de inclusão - considerando-a sob o registro da modernidade. Além disso, destacamos uma estrutura dilemática a sustentar questões fundamentais em Educação Especial, bem como advertir sobre a força de certa ambivalência e tensão que as políticas e os discursos que engendram a Educação Especial pretendem superar.Downloads
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Publicado
2019-03-13
Como Citar
Ullrich, W. B. (2019). Política de Educação Especial: sobre ambivalência, tensão e indeterminação. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84860
Edição
Seção
Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática
Licença
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