Política de Educação Especial: sobre ambivalência, tensão e indeterminação

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Política Educacional, Modernidade, Conflito de Valores

Resumo

O artigo propõe retomar a discussão teórica que influenciou a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de refletir sobre seus efeitos após uma década da publicação. Revisitamos questionamentos que constituem o debate nessa área, tomando por eixo central a análise de sua base conceitual - a adjetivação especial e a ideia de inclusão - considerando-a sob o registro da modernidade. Além disso, destacamos uma estrutura dilemática a sustentar questões fundamentais em Educação Especial, bem como advertir sobre a força de certa ambivalência e tensão que as políticas e os discursos que engendram a Educação Especial pretendem superar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wladimir Brasil Ullrich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Wladimir Brasil Ullrich é doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), licenciado e bacharel em Filosofia também pela UFRGS. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS). Desenvolve pesquisas nas áreas de filosofia moral e educação.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Ullrich, W. B. (2019). Política de Educação Especial: sobre ambivalência, tensão e indeterminação. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84860

Edição

Seção

Educação Especial, Psicanálise e Experiência Democrática