Heidegger, o Pós-Moderno e a Educação

Autores

  • Sandra Fonte UFES

Palavras-chave:

Heidegger, Martin. Ontologia. Educação. Pós-moderno.

Resumo

Neste artigo, indago em que medida a ontologia heideggeriana pode ter inspirado o relativismo ontológico contemporâneo e contribui para a estruturação da agenda pós-moderna na educação. A meu ver, na noção de superação da metafísica, desenvolvida pelo segundo Heidegger, configura-se uma ontologia antimaterialista de cuja aversão à objetividade decorre uma desqualificação do conhecimento objetivo, em especial da ciência. Esse é o núcleo central ao qual a agenda pós presta seu tributo e, em vários aspectos, atualiza. Inicialmente, discuto a noção de superação da metafísica em textos heideggerianos. Em seguida, aprecio as aproximações e os distanciamentos entre o pensamento heideggeriano e o pós-moderno. Por fim, discuto os desdobramentos educacionais da apropriação da filosofia do segundo Heidegger pela agenda pós.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Fonte, UFES

Sandra Soares Della Fonte Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Arquivos adicionais

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Fonte, S. (2008). Heidegger, o Pós-Moderno e a Educação. Educação & Realidade, 34(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8465

Edição

Seção

Artigos