Panorama da Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro

Autores

  • Rosana Glat UERJ
  • Márcia Denise Pletsch UFRRJ
  • Rejane Fontes Supervisora Educacional do Município de São Gonçalo (RJ)

Palavras-chave:

Educação especial – Inclusão escolar. Ensino público municipal – Rio de Janeiro.

Resumo

O texto apresenta os resultados da primeira etapa de um estudo sobre a educação oferecida aos alunos com necessidades especiais na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, bem como discute o papel e as ações desenvolvidas pela Educação Especial no âmbito da proposta de Educação Inclusiva em vigor. Com base em entrevistas semi-estruturadas e dados quantitativos oficiais, a pesquisa evidenciou, entre outros resultados, que o projeto político-pedagógico dessa Rede é direcionado para uma proposta de Educação Inclusiva. Mostrou também a importância do suporte especializado e da articulação da Educação Especial com o ensino regular para a efetivação da proposta de inclusão escolar nessa rede escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Glat, UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/ UERJ); membro do Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Márcia Denise Pletsch, UFRRJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Assistente do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Rejane Fontes, Supervisora Educacional do Município de São Gonçalo (RJ)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em Regulação de Aviação Civil (ANAC) e Supervisora Educacional do Município de São Gonçalo (RJ).

Arquivos adicionais

Publicado

2008-04-30

Como Citar

Glat, R., Pletsch, M. D., & Fontes, R. (2008). Panorama da Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro. Educação & Realidade, 34(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8461

Edição

Seção

Artigos