Educação das Mulheres na América Latina: um olhar decolonial

Autores

Palavras-chave:

Educação de Mulheres, América Latina, Decolonialidade

Resumo

Este artigo analisa a concepção de educação para as mulheres presente nas obras de Nísia Floresta e Soledad Acosta de Samper e relaciona esta concepção com os movimentos de independência e descolonização da América Latina. Fundamenta-se na genealogia feminista decolonial e metodologicamente na história cultural e comparada. Os resultados revelam que as autoras debatem a formação educacional das mulheres em estreita relação com os movimentos políticos de descolonização do continente latino-americano. Os seus escritos constituem um pensamento fronteiriço que emerge na densa trama da decolonialidade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Santana Lima, Universidade Federal do Pará

Adriana Santana Lima é doutora em Educação (Educação, Cultura e Sociedade) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com doutorado sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia). Atualmente é professora na UFPA.

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Lima, A. S. (2019). Educação das Mulheres na América Latina: um olhar decolonial. Educação & Realidade, 44(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/83134

Edição

Seção

Artigos