Quando a Burocracia é Literatura: a literariedade em relatórios de Graciliano Ramos

Autores

Palavras-chave:

Burocracia de Estado, Relatórios municipais, Literatura, Graciliano Ramos

Resumo

O estudo se orienta ao uso pedagógico da expressão literária que aponte os elementos de literariedade em narrativas históricas. Para isso, verificamos a literariedade presente nos relatórios do prefeito Graciliano Ramos, produzidos entre 1929 e 1930. O resgate histórico da rotina administrativa revela a educação literária do autor, repleta de realidade poética e objetividade, ainda que burocrática. Preliminarmente, apresentamos os fundamentos da função pública municipal, sob a égide da Constituição de 1891, para reconhecer a resistência literária e estilística do autor. Consideramos os traços de verossimilhança, alegoria, metáforas, ironia, caricatos nos relatórios, suficientes para apontar as virtudes pedagógicas de um texto literário.

 

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Biografia do Autor

Adreana Dulcina Platt, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Adreana Dulcina Platt é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Ubaldo César Balthazar, Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Jurídicas Professor Titular

Ubaldo Cesar Balthazar é doutor em Direito pela Universidade Livre de Bruxelas e professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Frederico Augusto Garcia Fernandes, Universidade Estadual de Londrina Departamento de Literatura e Letras vernáculas Professor Associado

Frederico Augusto Garcia Fernandes é doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor Associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Platt, A. D., Balthazar, U. C., & Fernandes, F. A. G. (2019). Quando a Burocracia é Literatura: a literariedade em relatórios de Graciliano Ramos. Educação & Realidade, 44(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/82965

Edição

Seção

Artigos