A Prática Espinosana de uma Educação Menor

Autores

Palavras-chave:

ento de Espinosa, Educação Menor, Desterritorialização, Rizoma.

Resumo

O conceito de educação menor, proposto por Sílvio Gallo em trabalho publicado na Revista Educação & Realidade no ano de 2002, parte de um deslocamento do conceito de literatura menor, criado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. O objetivo deste artigo é identificar Bento de Espinosa (1632-1677), no contexto do século XVII, à prática de certa espécie de educação menor. Tal identificação será construída por meio de um exame de alguns aspectos da biografia do filósofo e de elementos colhidos de sua obra. Demonstra-se que Espinosa, em sua atividade como professor, manteve uma forma de educar não institucionalizada, desterritorializada e rizomática, assim como define o conceito de educação menor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Bonadia de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica/RJ

Fernando Bonadia de Oliveira é Professor de Filosofia da Educação do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Publicado

2019-07-26

Como Citar

Oliveira, F. B. de. (2019). A Prática Espinosana de uma Educação Menor. Educação & Realidade, 44(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/81521

Edição

Seção

Artigos