Movimento Ocupa em Pernambuco: por um diálogo estimulado na Educação

Autores

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Movimento Estudantil, Movimento Ocupa, Participação Cidadã, Estado Gerencial.

Resumo

Nosso objetivo foi analisar a participação cidadã através do Movimento Ocupa (MO), que lidera mobilizações frente às questões educacionais atuais, em seu diálogo com a Educação. Com aporte teórico em Habermas (2012), sob a perspectiva qualitativa e análise de conteúdo, de Bardin (1977), coletamos os dados através de revisão bibliográfica, documentos e entrevistas semiestruturadas com representantes de entidades secundarista e universitária. A pesquisa não pode apontar conquistas na pauta com o poder estatal, mas verificou o fortalecimento e a resistência do movimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Secretaria de Educação de Pernambuco/Universidade de Pernambuco - UPE

Ana Claudia Dantas Cavalcanti é pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Atualmente pertencente ao quadro de professores à disposição da Universidade de Pernambuco. 

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Cavalcanti, A. C. D. (2019). Movimento Ocupa em Pernambuco: por um diálogo estimulado na Educação. Educação & Realidade, 44(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/80861

Edição

Seção

Artigos