A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar

Autores

  • Nilda Stecanela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS - Brasil

Palavras-chave:

Relação Pedagógica, Educação Básica, Cotidiano Escolar, Diálogo na Escola

Resumo

O texto objetiva refletir sobre algo recorrente nas narrativas de professores e alunos sobre suas experiências docentes e escolares: as culturas da reclamação. A observação do cotidiano escolar indica que um sentimento de desconforto acompanha professores e alunos na relação que estabelecem na escola. Embora não seja nomeada, é a relação pedagógica que está em causa. O queixume atua como um mediador que traz para o plano da reflexão uma relação pedagógica que não mais se sustenta. Evidências de uma relação que ocorre em rotas paralelas, com interconexões quase ausentes, fortalece o argumento da existência de uma relação pedagógica coisificada, distanciada de uma relação verdadeiramente dialógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul/RS - Brasil

Nilda Stecanela é doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolveu estudos de pós-doutorado em Educação, como bolsista CAPES, no Institute of Education/University of London. Atualmente é pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS e coeditora da Revista Conjectura: Filosofia e Educação. Coordena o Observatório de Educação da mesma instituição.

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Stecanela, N. (2018). A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/78810

Edição

Seção

Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)