Notas para uma Pedagogia do Movente: sobre vontade e educação em Henri Bergson

Autores

Palavras-chave:

Vontade, Aprendizagem, Educação, Pensamento, Henri Bergson

Resumo

Este artigo pretende trazer ao público algumas considerações sobre educação e vontade presentes na filosofia de Henri Bergson, sobretudo em seus cursos, conferências e discursos publicados postumamente. Em seu cerne, vigora a ideia de que a vontade corresponde ao aspecto movente da nossa consciência pelo qual aprendemos e pensamos. Nesta via, as dificuldades de aprendizagem implicam a presença de obstáculos frente à vontade, sobre os quais o ato pedagógico deve operar um esforço de remoção para que o movimento do aprender e do pensar possa ser restabelecido. Por fim, depreende-se daí uma pedagogia do movente, cuja tarefa visa desimpedir a livre corrente do pensamento e o impulso da aprendizagem em direção ao desconhecido, ao novo, ao porvir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Melo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio das Ostras/RJ

Danilo Melo é professor adjunto do departamento de psicologia da UFF. Atua nas áreas de processos psicológicos básicos, estudos filosóficos da subjetividade e na interface entre psicologia/educação/filosofia.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Melo, D. (2019). Notas para uma Pedagogia do Movente: sobre vontade e educação em Henri Bergson. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/77417

Edição

Seção

Artigos