O Desenvolvimento da Argumentação Matemática por Estudantes de uma Turma do Ensino Fundamental

Autores

  • Pi-Jen Lin National Tsing Hua University (NTHU), Hsinchu - Taiwan

Palavras-chave:

Argumentação, Conjectura, Planejamento de Tarefa, Ensino Fundamental

Resumo

O uso de argumentos válidos não surge de maneira espontânea, sendo adquirido apenas com a prática. Este estudo foi desenvolvido para proporcionar, aos estudantes, oportunidades planejadas de atividades motivadoras para desencadear a argumentação em turmas do Ensino Fundamental. O foco do artigo é compreender como a argumentação evoluiu quando os estudantes envolvidos na conjectura a incorporaram ao ensino regular de matemática durante dois anos consecutivos. Trabalhou-se com um grupo de 6 professores para desenvolver tarefas de conjectura e estratégias pedagógicas para apoiá-los no ensino e, com isso, melhorar a qualidade da argumentação de 24 estudantes do 3º e do 4º ano. Os dados coletados consistiram principalmente de tarefas de conjectura, gravações em áudio e vídeo de observações em sala de aula e das folhas de trabalho dos estudantes. Os resultados indicam que a evolução da argumentação foi identificada por dois aspectos: as características e a qualidade da argumentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pi-Jen Lin, National Tsing Hua University (NTHU), Hsinchu - Taiwan

Pi-Jen Lin é professora do Graduate Institute of Mathematics and Science Education, Tsing Hua University of Taiwan. Foi membro de comitês do programa internacional do Grupo Internacional de Psicologia da Educação Matemática (PME).

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Lin, P.-J. (2018). O Desenvolvimento da Argumentação Matemática por Estudantes de uma Turma do Ensino Fundamental. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76887

Edição

Seção

Artigos