Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil

Autores

  • Francisco Thiago Silva Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF - Brasil
  • Lívia Freitas Fonseca Borges Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF - Brasil

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de História, Brasil

Resumo

O presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF - Brasil

Francisco Thiago Silva é doutor e Mestre em Educação e Currículo pela UnB. Licenciado em História e Pedagogia. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal e do Centro Universitário Projeção, DF.

Lívia Freitas Fonseca Borges, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF - Brasil

Lívia Freitas Fonseca Borges é doutora em Sociologia (UnB) e Mestre em Educação (UnB). Professora associada da Faculdade de Educação, UnB. Atual diretora da FE.

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Silva, F. T., & Borges, L. F. F. (2018). Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76735

Edição

Seção

Artigos