Docência na Creche: o cuidado na educação das crianças de zero a três anos

Deise Arenhart, Daniela Guimarães, Núbia Oliveira Santos

Resumo


Este texto expõe questões de uma pesquisa institucional em andamento que tem como objetivo investigar os sentidos da docência na educação das crianças de 0 a 3 anos. A partir da perspectiva da pesquisa-formação, adotou como estratégias metodológicas encontros quinzenais com professoras de bebês de diferentes creches públicas, tendo em vista construir espaços de interlocução, construção de enunciados e perspectivas docentes sobre “ser professora de bebês”. Emergiram dos encontros discussões sobre o cuidado corporal na rotina e a tensão entre a organização de contextos e a interação com as crianças; além disso, destacou-se a relação com as famílias como ponto de conflito na valorização do cuidado corporal. 


Palavras-chave


Docência; Cuidado; Educação; Crianças Zero a Três Anos



Direitos autorais 2018 Revista Educação & Realidade

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo