‘Mas Eles São Índios de Verdade?’: representações indígenas na sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Tapuios do Carretão, Identidade Indígena, Representações, Sala de Aula

Resumo

As autoras, com o objetivo de verificar a implementação da Lei 11.645/08, que assinala a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas na sala de aula, apresentam o estudo desenvolvido sobre representações indígenas de discentes das séries finais do ensino fundamental, em escolas situadas em municípios com níveis diferenciados de contato com a comunidade dos Tapuios do Carretão do estado de Goiás. Para tanto, partem de uma abordagem comparativa, uma vez que o estudo do imaginário sobre os povos nativos no Brasil aponta para duas concepções desencontradas acerca dos indígenas na consciência nacional, fundamentadas na proximidade e no distanciamento entre a sociedade não indígena e os povos originários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliene Soares dos Santos Bicalho, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis/GO - Brasil

Poliene Soares dos Santos é doutora em História Social pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Fernanda Alves da Silva Oliveira, Faculdade Itapuranga (FAI), Itapuranga/GO - Brasil

Fernanda Alves da Silva Oliveira é mestre em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e professora na Faculdade Itapuranga (FAI).

Marcia Machado, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Miracema do Tocantins/TO - Brasil

Marcia Machado é doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Bicalho, P. S. dos S., Oliveira, F. A. da S., & Machado, M. (2018). ‘Mas Eles São Índios de Verdade?’: representações indígenas na sala de aula. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/76388

Edição

Seção

Artigos