Percalços da Docência Universitária nas Ciências da Saúde

Autores

Palavras-chave:

Docência Universitária, Área da Saúde, Dificuldades da Docência Superior

Resumo

O artigo discutiu aspectos da docência universitária, encontrados por professores da área da saúde. Tratou-se de um estudo qualitativo, com entrevistas narrativas, interpretadas, mediante análise de conteúdo. Dimensionaram-se os percalços de professores de diferentes cursos em duas categorias: dimensão humana e dimensão estrutural. Frente à realidade de sucateamento de muitas Instituições de Ensino Superior - IES - públicas, as dificuldades de maior ênfase não foram as de infraestrutura, mas sim as que envolveram as relações pessoais, em especial, a multiprofissionalidade, considerada muito importante na formação em saúde por possibilitar uma assistência integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS

Hedioneia Maria Foletto possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora adjunta no Departamento de Fisioterapia e Reabilitação da UFSM e coordenadora do curso de Graduação em Fisioterapia.

Neosane Schlemmer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS

Neosane Schlemmer é graduanda do Curso de Letras com ênfase em Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola e bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa GTForma Trajetórias em Formação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Patrícia Oliveira Roveda, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS

Patrícia Oliveira Roveda é doutoranda de Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e participante do Grupo de Pesquisa GTForma Trajetórias em Formação da UFSM.

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS

Silvia Maria de Aguiar Isaia possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora adjunta da Universidade Franciscana, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, coordenadora da Rede Sul-brasileira de Pesquisadores em Educação Superior e coordenadora do Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação do CNPq. É também professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua como voluntária, no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado).

Sinara Porolnik, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS

Sinara Porolnik é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Funcional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua em pesquisas na área de saúde da mulher e envelhecimento.

Vanessa Michelon Cocco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS

Vanessa Michelon Cocco possui mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É professora do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, RS.

Publicado

2019-03-13

Como Citar

Pivetta, H. M. F., Schlemmer, N., Roveda, P. O., Isaia, S. M. de A., Porolnik, S., & Cocco, V. M. (2019). Percalços da Docência Universitária nas Ciências da Saúde. Educação & Realidade, 44(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/75639

Edição

Seção

Artigos