Educação Antiniilista: corpo e arte produzindo sentido na escola

Autores

  • Fernando Yonezawa Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional
  • Márcia Cuevas Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES - Brasil

Palavras-chave:

Educação, Arte, Corpo, Produção de Sentido

Resumo

Neste texto objetivamos compartilhar a experiência de atuarmos como pesquisadores-interventores junto a uma escola municipal de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Vitória (ES), onde estivemos realizando oficinas corporais-artísticas inspiradas nas obras de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Utilizando-nos do método cartográfico de pesquisa em Psicologia Institucional, também baseados nos conceitos filosóficos de Deleuze, Guattari e Nietzsche, problematizamos o niilismo presente na educação e nos corpos dos estudantes, assim como buscamos afirmar a possibilidade de produzir sentido no processo educacional a partir destas intervenções corporais-artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Yonezawa, Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional

Fernando Yonezawa é psicólogo, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Márcia Cuevas, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ES - Brasil

Márcia Cuevas é psicóloga, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Yonezawa, F., & Cuevas, M. (2018). Educação Antiniilista: corpo e arte produzindo sentido na escola. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/75528

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.