Políticas Públicas de Fomento à Leitura no Brasil: uma análise (1930-2014)

Autores

  • Maisa Barbosa da Silva Cordeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS - Brasil

Palavras-chave:

História da Leitura, Políticas Públicas, Leitura Literária, PNBE

Resumo

Este trabalho analisa a trajetória dos programas federais de fomento à leitura e à literatura no Brasil. Para tanto, investiga o período que compreende desde a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública (1930), que inaugurou as ações de propagação da leitura, até o PNBE, mais abrangente e dispendioso programa de envio de acervos literários às escolas públicas no Brasil (1997-2014). A nossa proposta circunscreve-se na perspectiva de que o livro não é um objeto neutro (Chartier, 1990). Seu cerceamento, em um país marcado por profundas desigualdades sociais, pode revelar os interesses de quem se apropria dos discursos (Foucault, 1996). O estudo de sua história é, portanto, revelador desses interesses.

 

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Biografia do Autor

Maisa Barbosa da Silva Cordeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS - Brasil

Maisa Barbosa da Silva Cordeiro é professora do curso de Letras no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestre em Literatura e Práticas Culturais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). E

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Cordeiro, M. B. da S. (2018). Políticas Públicas de Fomento à Leitura no Brasil: uma análise (1930-2014). Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/75138

Edição

Seção

Artigos