Carreira e Vencimento Base dos Professores da Rede Pública Paulistana

Autores

  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo/SP - Brasil
  • Ana Paula Santiago do Nascimento Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil
  • Leandro Thomazini Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo/SP - Brasil

Palavras-chave:

Valorização docente, Vencimento base, Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a dinâmica do vencimento base dos professores da rede municipal paulistana no período de 1996 a 2016, em relação ao Salário Mínimo, ao Salário Mínimo Necessário do Dieese (SMN) e ao Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Trata-se de pesquisa documental e bibliográfica, com foco na legislação nacional e municipal e na análise do vencimento base inicial e final dos professores. Constatou-se que, embora o vencimento base dos professores municipais fosse 40% superior ao PSPN em 2009, em 2016 foi apenas 11% superior. O Piso Salarial para jornada de 40 horas também se encontrava abaixo do SMN-Dieese em novembro de 2016, R$ 3.550,00 e R$ 3.940,41 respectivamente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo/SP - Brasil

Márcia Aparecida Jacomini é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ana Paula Santiago do Nascimento, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP - Brasil

Ana Paula Santiago do Nascimento é doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da Educação Básica na Escola Paulistinha da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Leandro Thomazini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo/SP - Brasil

Leandro Thomazini é mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente é professor da Educação Básica no município de Jundiaí. 

Publicado

2018-12-06

Como Citar

Jacomini, M. A., Nascimento, A. P. S. do, & Thomazini, L. (2018). Carreira e Vencimento Base dos Professores da Rede Pública Paulistana. Educação & Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74835

Edição

Seção

Artigos