Aprendendo com e a partir dos Movimentos da Educação na Grécia e no Brasil: saberes, ação e alternativas

Autores

  • Spyros Themelis University of East Anglia (UEA), Norwich - Reino Unido

Palavras-chave:

Saberes Ativistas, Movimentos Sociais, Brasil, Grécia, Educação

Resumo

As ideias compartilhadas neste artigo são baseadas em uma pesquisa realizada na Grécia e no Brasil, e enfoca o exame dos saberes ativistas como uma forma distinta de saber. Ao fazê-lo, discute o papel da reflexão na aquisição da consciência crítica, bem como o caráter unificado e holístico dos saberes ativistas. Esta unidade implica o entrelaçamento da ação com a reflexão e da ação com a teoria. O artigo também mostra como a criticidade constitui um aspecto-chave dos saberes ativistas e destaca algumas nuances, tensões e contradições inerentes à produção deste tipo de saber, que é sustentado por processos dialógicos plurais que desafiam e enriquecem ainda mais os saberes produzidos em movimentos sociais. O artigo objetiva produzir ideias oriundas da teoria para a práxis e vice-versa. Para alcançar seus objetivos, considera a aprendizagem como parte continuada da busca de sentido, e a busca de sentido como parte do agir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Spyros Themelis, University of East Anglia (UEA), Norwich - Reino Unido

Spyros Themelis é professor associado na University of East Anglia. É autor da obra Social Change and Education in Greece: a study in class struggle dynamics (2013, New York: Palgrave Macmillan) e de vários artigos e relatórios de alto nível sobre sociologia da educação, educação de minorias e desigualdades sociais. Desde 2011 tem pesquisado movimentos sociais e da educação e oferta de ensino (superior) alternativo na Grécia, no Chile, no Brasil e no Reino Unido. Suas publicações recentes envolvem esta área.

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Themelis, S. (2018). Aprendendo com e a partir dos Movimentos da Educação na Grécia e no Brasil: saberes, ação e alternativas. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74796

Edição

Seção

Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação