Escola de virtudes: a dança na São Paulo do século XIX (décadas de 1830-1860)

Autores

  • Victor Andrade Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ - Brasil
  • Flávia Cruz Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG- Brasil

Palavras-chave:

Dança, História da Educação, Educação do Corpo

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir as experiências com a dança promovidas em São Paulo entre os anos 1830 e 1860, mais especificamente os discursos que as consideravam como uma escola de virtudes, estratégias para educar tendo em conta novas exigências sociais que se delineavam na cidade. Trata-se, portanto, de investigar iniciativas de educação do corpo, entendida como processo amplo de adequação a certos costumes, algo que passa pelo aprendizado de técnicas corporais, bem como de comportamentos julgados adequados. O recorte temporal teve em conta os primeiros indícios de ensino estruturado da prática e o início do momento em que houve um grande desenvolvimento da capital paulista. Como fontes, foram utilizados periódicos publicados no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Andrade Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ - Brasil

Victor Andrade Melo possui pós-doutorado em Teoria Crítica da Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em História Comparada.

Flávia Cruz Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG- Brasil

Flávia da Cruz Santos é doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), licenciada e bacharel em Educação Física pela UFMG. Atualmente é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Melo, V. A., & Santos, F. C. (2018). Escola de virtudes: a dança na São Paulo do século XIX (décadas de 1830-1860). Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74388

Edição

Seção

Artigos