Cultura, poder, saber: alfabetização de jovens e adultos

Renato Hilário dos Reis

Resumo


O trabalho se propõe a estabelecer uma relação entre alfabetização de jovens e adultos, concebida enquanto ato cultural (acesso e produção de cultura), ato epistemológico (acesso e produção de saber) e ato político (acesso e exercício de poder), e suas possíveis repercussões na infra-estrutura e super-estrutura (política, ideológica e cultural) junto aos atores participantes da alfabetização (alfabetizadores, alunos e professores da Universidade de Brasília e, principalmente, alfabetizandos). O autor se baseia na práxis do Projeto de Pesquisa-Ação: Alfabetização de Jovens e Adultos da Vila Paranoá, Brasília/DF e tem, como eixo-norteador, os conceitos de cultura de Geertz, ideologia e contra-ideologia de Gramsci e de poder em Foucault.


Palavras-chave


Cultura, poder, saber, alfabetização

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Direitos autorais 2017 Renato Hilário dos Reis

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

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