História das Disciplinas Escolares: outras perspectivas de análise

Autores

  • Lucíola Licínio C. P. Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Mudança curricular, história social das disciplinas escolares, história do currículo

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar orientações analíticas e metodológicas de pesquisa utilizadas no campo da história do curriculo e, mais especificamente, no campo da história social das disciplinas escolares. Este estudo está dividido em três partes. A primeira parte examina as pressuposições teóricas subjacentes aos processos de mudanças na evolução histórica das disciplinas escolares. A segunda parte discute diferentes perspectivas de análise baseadas na diferença entre currículo oficial e curriculo real. Na terceira parte se argumenta que a "transposição didática"pode ser um meio para se entender as mudanças curriculares e, assim, a evolução das disciplinas escolares.

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Biografia do Autor

Lucíola Licínio C. P. Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Lucíola Licínio C. P. Santos é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-08

Como Citar

Santos, L. L. C. P. (2017). História das Disciplinas Escolares: outras perspectivas de análise. Educação & Realidade, 20(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71716

Edição

Seção

Artigos