Notas para uma genealogia do curriculum escolar

Flávia Terigi

Resumo


Este texto aborda a análise do campo do curriculo propondo algumas notas que mostram a emergência de sentidos sobre o mesmo que tiveram lugar ao longo da história da escolarização. As notas começam discutindo a posição essencialista subjacente às tentativas de estabelecer uma origem para o currículo, e destacam a emergência de novos sentidos, o retomo a sentidos ateriores e a adoção de sentidos antes ligados a outros conceitos. Como conseqüência dessa análise, a autora sugere que assistimos, em plena década de 90, ao surgimento de um novo processo de emergência de sentidos: a reconversão do curricu/um de um sistema centrado no ensino para um sistema centrado na avaliação. Nos curriculos
nacionais, a avaliação estabelecida pelo poder central para todos os sujeitos escolarizadoa converte-se no verdadeiro curriculum.


Palavras-chave


currículo, história da educação, genealogia

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Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

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