Lutas entre culturas no currículo em ação daformação docente

Marlucy Alves Paraíso

Resumo


Neste artigo, ao focalizar o tema "luta entre culturas", analiso o confronto entre "roça e cidade" no currículo em ação de um curso de formação de professoras/es (Habilitação para o Magistério), abordando a forma como as/os estudantes da roça são representadas/os no currículo em ação, a tendência da escola à homogeneização cultural e os elementos de contestação, conformismo, resistência e de poder que se manifestam no interior desse confronto.


Palavras-chave


currículos, currículo e cultura, diversidade cultural, formação docente

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Marlucy Alves Paraíso

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo