O currículo de Hollywood: quem é o "bom " professor, quem é a "boa" professora?

Autores

  • Mary Dalton Wake Forest University

Palavras-chave:

Currículo e cinema, currículo e estudos culturais

Resumo

Neste artigo, 26 filmes (amplamente distribuídos nos Estados Unidos nos últimos 60 anos) são analisados para construir uma teoria do currículo no cinema. Os/as professores/as "ideais" de Hollywood são definidos como aqueles/as que compartilham de um conjunto de características consistentemente encontradas nestes filmes, características que atravessam os tradicionais gêneros de filme e se mantêm intactas ao longo das épocas estudadas. Estes "bons" professores e "boas" professoras nos filmes também atuam a partir de uma abordagem curricular distinta identificada como "largamente estético-ético-política", uma expressão explorada no contexto dos cinco quadros de valores do pensamento currícular de Huebner.

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Biografia do Autor

Mary Dalton, Wake Forest University

Mary Dalton é professora do Departamento de "Speech Communication", Wake Forest University, Estados Unidos.

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

Dalton, M. (2017). O currículo de Hollywood: quem é o "bom " professor, quem é a "boa" professora?. Educação & Realidade, 21(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71647

Edição

Seção

Artigos