Metafísica da subjetividade na Educação: as dificuldades do desvencilhamento

Autores

  • Nadja Hermann Prestes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Metafísica, Filosofia da Educação

Resumo

Uma compreensão da educação hoje, seja enquanto crítica radical que reconhece
a perda do princípio unificador do sistema pedagógico, seja enquanto reconstrução de seu possível sentido, implica no entendimento da metafísica da subjetividade. Isto é demarcado a partir de Descartes e Kant que são exemplares da instauração da consciência subjetiva, racional e autônoma que justificou o projeto educativo moderno. Com Nietzsche é sinalizada a crítica à metafísica, desfazendo a pretensão da razão autônoma produzir a verdade e fundamentar a moral. Devedora das ilusões geradas pela metafísica, a educação tem dificuldades de lidar com a perda de suas bases de justificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadja Hermann Prestes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nadja Hermann Prestes é Professora Titular de Filosofia da Educação/ UFRGS.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Prestes, N. H. (2017). Metafísica da subjetividade na Educação: as dificuldades do desvencilhamento. Educação & Realidade, 22(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71465

Edição

Seção

Artigos