Ensino Médio Noturno em Escolas Públicas Paulistas: indicações de qualidade

Autores

  • Theresa Maria Adrião UNESP
  • Teise Garcia USP
  • Adriana A. Silveira FEUSP

Palavras-chave:

Ensino Médio. Democratização. Ensino Noturno. Qualidade.

Resumo

Este trabalho resulta de um estudo comparado, desenvolvido em dez escolas públicas localizadas no Estado de São Paulo, nas quais se pressupunha a oferta do Ensino Médio Noturno de qualidade. Para a seleção dos casos investigados, consideraram-se indicadores elaborados no âmbito da pesquisa Ensino Médio: experiências em escolas públicas (2005) financiada pelo MEC/Unesco. Da análise das informações coletadas por meio de questionários endereçados aos profissionais e alunos do noturno de cada escola, aliada à observação de campo, apresentam-se características institucionais e fatores extra-escolares que, na opinião desses segmentos, constituem evidências da qualidade da escola. Dentre essas se destacam: flexibilidade curricular, liderança dos dirigentes, clima de diálogo entre profissionais da escola e estudantes e expectativa positiva em relação ao futuro dos alunos. Tais fatores confirmam estudos anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Theresa Maria Adrião, UNESP

Professora da Unesp-Rio Claro, Mestre e doutora em Educação pela FEUSP, professora do Departamento de Educação da UNESP de Rio Claro e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE).

Teise Garcia, USP

Professora da USP-Ribeirão Preto, Mestre e doutora em Educação pela FEUSP, professora do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE).

Adriana A. Silveira, FEUSP

Doutoranda em educação pela FEUSP, na área Estado, Educação e Sociedade, e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE).

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Adrião, T. M., Garcia, T., & Silveira, A. A. (2008). Ensino Médio Noturno em Escolas Públicas Paulistas: indicações de qualidade. Educação & Realidade, 33(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7075

Edição

Seção

Artigos