Ensino Médio Noturno em Escolas Públicas Paulistas: indicações de qualidade
Palavras-chave:
Ensino Médio. Democratização. Ensino Noturno. Qualidade.Resumo
Este trabalho resulta de um estudo comparado, desenvolvido em dez escolas públicas localizadas no Estado de São Paulo, nas quais se pressupunha a oferta do Ensino Médio Noturno de qualidade. Para a seleção dos casos investigados, consideraram-se indicadores elaborados no âmbito da pesquisa Ensino Médio: experiências em escolas públicas (2005) financiada pelo MEC/Unesco. Da análise das informações coletadas por meio de questionários endereçados aos profissionais e alunos do noturno de cada escola, aliada à observação de campo, apresentam-se características institucionais e fatores extra-escolares que, na opinião desses segmentos, constituem evidências da qualidade da escola. Dentre essas se destacam: flexibilidade curricular, liderança dos dirigentes, clima de diálogo entre profissionais da escola e estudantes e expectativa positiva em relação ao futuro dos alunos. Tais fatores confirmam estudos anteriores.Downloads
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Publicado
2008-05-30
Como Citar
Adrião, T. M., Garcia, T., & Silveira, A. A. (2008). Ensino Médio Noturno
em Escolas
Públicas Paulistas: indicações de qualidade. Educação & Realidade, 33(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/7075
Edição
Seção
Artigos