Experiência Formativa, Educação e os Desafios para a Construção de um Novo Ethos

Divino da Silva

Resumo


Nosso objetivo neste artigo é pensar a relação entre a noção de
experiência como acontecimento e seus vínculos com a educação enquanto lugar para a
construção de um novo ethos. Para que a compreensão dos vínculos íntimos entre
experiência e educação se expresse, reivindica-se nessa relação uma nova maneira de
narrar, portanto, uma nova linguagem, na qual é restituído o valor da palavra como lugar
da experiência humana. Por essa razão, privilegiam-se nesse jogo a conversação, o
diálogo, o tato pedagógico e a capacidade de julgar e interpretar como aspectos importantes
para uma prática pedagógica identificada com a imaginação poética e com o sentido de
um saber-expressar, mais do que com o sentido de um saber-fazer científico, ainda que
esses saberes não sejam considerados excludentes.

Palavras-chave


Educação. Ética. Experiência Formativa. Tato Pedagógico.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo