Desenvolvimento Profissional de Docentes Iniciantes na Educação Especial

Silmara de Oliveira Gomes Papi

Resumo


O desenvolvimento profissional de docentes iniciantes na profissão e na educação especial é pouco compreendido, mesmo sendo ele relevante para a prática docente e sua melhoria. Neste estudo analisam-se os desafios vivenciados por esses professores, tendo em vista compreender seu desenvolvimento profissional. Participaram da pesquisa professores de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de escolas estaduais. A pesquisa tem abordagem crítico-dialética e enfoque qualitativo. Os resultados indicam fragilidades no desenvolvimento profissional dos iniciantes, que sentem dificuldades relacionadas à prática pedagógica e à burocracia, mesmo tendo formação específica na área. Sentem-se também estranhos à escola e buscam alternativas para suprir as lacunas existentes em relação à prática profissional.

Palavras-chave


Desenvolvimento Profissional; Professores Iniciantes; Educação Especial; Sala de Recursos Multifuncionais



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Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

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