Pesquisa Etnográfica com Crianças: participação, voz e ética

Rita de Cassia Marchi

Resumo


Este artigo discute o uso da etnografia em pesquisas na área da Educação, de modo a refletir sobre as características de ‘pesquisas com crianças’ (com orientação teórica no campo da Sociologia da Infância) em espaços educativos formais (creches e pré-escola), focalizando a questão de participação e voz das crianças e, relacionado a isso, o uso de estratégias de ordem prática ou operacional que implicam em questões de ordem ética no campo da investigação.


Palavras-chave


Etnografia; Ética; Pesquisa com Crianças; Sociologia da Infância

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais 2018 Educação & Realidade

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo