O Centro de Ciências da Educação da UFSC: relatos de uma trajetória

Leda Scheibe, Vera Lúcia Bazzo

Resumo


Este artigo descreve parte da história do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – CED/UFSC, numa tentativa de revelar seu papel na formação de professores. Inscreve-se, portanto, no campo de estudos da História da Educação. Discute a função das primeiras escolas normais, referindo se à criação da Escola Normal Catharinense e da Faculdade Catarinense de Filosofia, relacionando-as com a posterior fundação da Universidade Federal de Santa Catarina. Comenta o desenvolvimento do CED/UFSC ao longo dos últimos cinquenta anos, afirmando-o como o principal locus de formação de quadros para a educação no Estado de Santa Catarina.


Palavras-chave


História da Educação. Formação de Professores. Centro de Educação.

Texto completo:

Acesso ao artigo


Direitos autorais 2016 Leda Scheibe, Vera Lúcia Bazzo

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo