O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC

Autores

  • Paulo Sergio Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul/SP – Brasil http://orcid.org/0000-0003-4840-391X
  • Nelio Bizzo Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação. Políticas Educacionais. Grande ABC.

Resumo

Este estudo anali sou o processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação da região do ABC (São Paulo – Brasil), colocando a análise em uma moldura mais ampla para compreender as influências realizadas pelo movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT) e aquelas praticadas pela igreja católica. Um estudo de caso foi utilizado como abordagem metodológica. Os resultados revelaram o aligeiramento na elaboração dos planos, a interferência da igreja sobre os vereadores, ratificando sua influência, que é histórica no Brasil, e o enfraquecimento da educação em relação ao preconceito e à discriminação, demandas reconhecidas do movimento LGBT. Esses resultados são importantes para
provocar o debate nas Secretarias de Educação e nas universidades.

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Biografia do Autor

Paulo Sergio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul/SP – Brasil

Professor titular do departamento de educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), onde atua na graduação e pós-graduação e é coordenador do Projeto de Observatório da Região do Grande ABC Paulista (OEGABC) da USCS.

Nelio Bizzo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Professor titular de Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde atua na graduação e na pós-graduação e Coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução (EDEVO-Darwin) da USP.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Garcia, P. S., & Bizzo, N. (2017). O Processo de Elaboração dos Planos Municipais de Educação na Região do Grande ABC. Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/68702

Edição

Seção

Artigos