Crianças e informação: papéis da família e da escola.

Tânia Resende

Resumo


A partir de pesquisa realizada com crianças de 9 anos, este artigo discute os papéis da família e da escola no acesso à informação e no desenvolvimento de disposições favoráveis ao efetivo aproveitamento do potencial informativo atualmente oferecido pelos mais diversos veículos.
Constatam-se desigualdades não só no acesso a esses veículos, mas também nas formas
de apropriação de suas mensagens. Tais desigualdades colocam em evidência a questão do
capital cultural familiar, as estratégias das famílias no tocante à escolarização e a relação
com o próprio conhecimento. Delimita-se, assim, um importante espaço de atuação para
a escola, tendo em vista a inclusão efetiva dos alunos na chamada “era da informação”.

Palavras-chave


crianças, informação, desigualdades, família, escola.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais

Educação & Realidade - ISSN 0100-3143 (impresso) e 2175-6236 (online)

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

 

Apoio e Indexação:

LATINDEX

 

Crossref Similarity Check logo