Crianças e informação: papéis da família e da escola.

Autores

  • Tânia Resende UFMG

Palavras-chave:

crianças, informação, desigualdades, família, escola.

Resumo

A partir de pesquisa realizada com crianças de 9 anos, este artigo discute os papéis da família e da escola no acesso à informação e no desenvolvimento de disposições favoráveis ao efetivo aproveitamento do potencial informativo atualmente oferecido pelos mais diversos veículos. Constatam-se desigualdades não só no acesso a esses veículos, mas também nas formas de apropriação de suas mensagens. Tais desigualdades colocam em evidência a questão do capital cultural familiar, as estratégias das famílias no tocante à escolarização e a relação com o próprio conhecimento. Delimita-se, assim, um importante espaço de atuação para a escola, tendo em vista a inclusão efetiva dos alunos na chamada “era da informação”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Resende, UFMG

Doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da UFMG. É pesquisadora do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE)

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Resende, T. (2008). Crianças e informação: papéis da família e da escola. Educação & Realidade, 31(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6851

Edição

Seção

Artigos