Bildung e Educação.

Autores

  • José Weber UEL

Palavras-chave:

Bildung, estética, Filosofia, Educação.

Resumo

A partir da referência à filosofia, à literatura e aos projetos educacionais – como, por exemplo, a criação da Universidade de Berlim – do final do século XVIII e início do século XIX, na Alemanha, busca-se explicitar a polissemia do conceito de Bildung (formação, autoformação, cultivo). Utiliza-se como mote a contraposição, tornada paradigmática, entre “educação estética” e “educação política”, para mostrar o equívoco de tal contraposição. Por fim, demonstra-se a vinculação daqueles termos ao projeto moderno de constituição da subjetividade política e estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Weber, UEL

Professor do Departamento de Filosofia da UEL e doutorando na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Este trabalho beneficiou-se de uma bolsa de "Estágio de Doutorando no Exterior" (SWE), concedida pela CAPES, realizado entre maio de 2004 e fevereiro de 2005, junto à Universidade de Lisboa (UNL)

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Weber, J. (2008). Bildung e Educação. Educação & Realidade, 31(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6848

Edição

Seção

Artigos