Memórias de uma Socióloga Professora na Faculdade de Educação da UFC-Ceará (1986-2016)

Autores

  • Maria Juraci Maia Cavalcante Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE

Palavras-chave:

Instituição. História de Vida. Formação Docente. Educação. Memória.

Resumo

Apresenta a experiência acadêmica de uma socióloga na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), vista esta como espaço de interdisciplinaridade, concepção de projetos, grupos de pesquisa e formação docente. Tem apoio nas recomendações metodológicas de Justino Magalhães (2004) e suporte em registros de memórias de gestores e docentes da instituição enfocada, a exemplo de Antônio Martins Filho (1996) e Paulo Elpídio de Menezes Neto (2011), que têm componentes autobiográficos. Apresenta uma seleção de memórias e impressões docentes, desde o ano de 1986, quando a UFC e a autora contavam com 3 décadas de vida. Conclui que ambas estavam na fase jovem da vida, que alimenta sonhos desafiadores e criativos planos de futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Juraci Maia Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE

Maria Juraci Maia Cavalcante é graduada e Mestre em Sociologia (UFC). Doutorada em Ciências Econômicas e Sociais – na Carl von Ossietsky Universitaet – Oldenburger Universitaet/Alemanha. Pós-Doutorada em Política Educacional (Universidade de Colônia/Alemanha); e em História Educacional de Portugal (Universidade de Lisboa). Professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Investigadora da LHEC-UFC. Bolsista Produtividade CNPq.

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Cavalcante, M. J. M. (2016). Memórias de uma Socióloga Professora na Faculdade de Educação da UFC-Ceará (1986-2016). Educação & Realidade, 41. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/68267

Edição

Seção

Itinerários de Instituições de Formação Docente: memórias e narrativas para o amanhã